Seja bem-vindo ao Atlântica Rock, um blog musical para mergulhar no universo do Rock e da cultura que o envolve. Se você também respira rock ‘n’ roll, metal, punk, grunge, viaja ao som do glam aos clássicos do hard rock, curte um pop atual ou oitentista, sem esquecer da tropicália e da nova MPB, este é o seu lugar.
Aqui a ideia é ir além das guitarras! Vamos explorar as todas as possibilidades, passear pelas plataformas de streamings, relembrar dos antigos k7s ao rei que não perde a majestade, o vinil! Dá para surfar um pouco na cultura pop, quadrinhos, filmes e séries, falar de tudo isso sem perder la ternura!
O nome e a história
Atlântica Rock não foi uma escolha aleatória; mas também uma singela homenagem; Uma lembrança afetuosa de um tempo em que o futuro da música digital parecia uma utopia. Lá atrás, nos anos 2000, em Marataízes, no Espírito Santo, um amigo e professor, o jornalista José Rubens Brumana, teve a visão de criar um projeto inovador para a época, uma rádio online, a Rádio Oceânica. Tive a honra de fazer parte desse projeto junto com outros jovens, a maioria alunos do professor de Zé Rubens, era empolgante transmitir música online, apresentar programas e escrever matérias, tudo isso muito antes dos serviços de streamings de hoje, mas também como as rádios tradicionais, locutores interagiam com os ouvintes, com humor, informação e programas temáticos, de rock, reggae, MPB, dentre outros estilos musicais. Além de matérias no site, escritas pelo professor Zé Rubens e por mim.
Um tempo depois de conhecida na região e até em outros cantos do Brasil, a Rádio Oceânica gerou uma filha, a Oceânica Rock, que depois se tornou Oceania Rock. Essa foi a primeira semente do que seria a nossa paixão pela música, e o rock e todas as suas vertentes. O Atlântica Rock não tem a pretensão de ser uma rádio, pois a forma como a maioria das pessoas consome música mudou, aliás, o mundo mudou e os streamings como Spotify, Deezer, YouTube Music, Apple Music, dentre outros, dominam nossa nova realidade, com inúmeras playlists e recomendações algorítmicas. Ainda há amantes dos discos e parece crescente seu retorno, o que é fascinante, Mas independente da forma como ouvimos música, apesar da crescente das músicas “geradas” por IA, a arte persiste, criada, sentida. Embora sejam outros tempos, a ideia do Atlântica Rock tem no DNA, o que havia na Rádio Oceânica e na Oceânica Rock, a mesma alma, a mesma paixão lá do início, a música!
O Rock como forma de resistência
Hoje, mais do que nunca, o rock não se resume a uma forma de expressão, é também uma forma de resistência. Em um mundo onde a criatividade humana compete com músicas, fotos e vídeos gerados por prompts de inteligência artificial, O Rock sempre foi sobre resistir, enfrentar e principalmente questionar! É sobre rebeldia e não se encaixar nas engrenagens sociais, onde cada vez mais estamos sendo moldados a estar.
O Atlântica Rock é um espaço para celebrar a boa música que nos fez ser quem somos, do rock clássico às novas gerações que chegam com uma energia potente. É sobre resistir e permitir se encantar!
O blog já nasce com um endereço super moderno, sem ponto com, sem ponto net, apenas atlantica.rocks